2011/03/17

BYE BYE VERÃO

O clima está como eu gosto. Verão acaba nesse sábado e, para a minha alegria, já está esfriando, esse chuvisco é a promessa de futuros dias lindos.

Sim dias lindos, pois as pessoas passam a ficar civilizadas - quase escrevi MAIS civilizadas - vestem-se melhor, perfumam-se e, até sorriem.

O problema, como sempre, fica nos transportes coletivos, se está calor, o povo entra suado, se chove, fecham as janelas e quem viaja em pé – sei bem o que é isso – sofre com o abafamento e no frio, passamos pelo – literalmente – sufoco, pois, novamente, fecham-se as janelas e uma névoa de embaçamento nos vidros nos cega para o mundo exterior que corre lá fora, nos fazendo muitas vezes descer no ponto errado.

Mas não estou aqui para escrever sobre ônibus, aqui estou escrevendo para comemorar o fim do verão...

Fim do ar-condicionado problemático do serviço, fim do ventilador barulhento, fim do barulho dos bebedores de cerveja nos bares – nada contra a cerveja, tudo contra os barulhentos.

Fim da camisa grudada no corpo, da pele brilhando de suor, nada mais de cumprimentar pessoas com mão úmidas, fim dos maus cheiros que sobem das ruas.

O fim do verão me trás a promessa de uma (curta, bem sei) época de uma afabilidade que nunca será de nossa cultura.

Anseio pelas mulheres bem vestidas!

Ah! A beleza do frio...

Os dias cinza, dos cafés quentes, das sopas, das reuniões com amigos, das cervejas bock (viu, gosto de cerveja. Ok! Não tanto quanto o Vadinho, aquele “Baco dos Trópicos”!), das conversas sem pressa regadas à vinho tinto & queijos, sem ninguém bufando e se abanando com falta de ar e reclamando do calor.

Minha alma é nórdica, não resta dúvida...

Nesses dias frios – ou assim espero que sejam – cutuco meu amigo Silvio perguntando pela sua Dacha1 na Ucrânia e das suas russas -que já delirando - as vemos servindo-nos vodka com caviar do Mar Cáspio...

Se nevasse aqui eu seria feliz, mas me contento com nosso friozinho humilde, pois reclamar não adianta nada e ainda me dá calor...

Verão! Já vais tarde 2!










1-Palavra russa que significa: casa fora da cidade; casa de campo; casa de veraneio

2-Vá esquentar o Rodrigo, pois aquela pobre alma ainda deve estar com ossos congelados do inverno de Londres!



11 comentários:

Silvio Barreto de Almeida Castro disse...

Mão suada é coisa de cardíaco, grave isso.

Agora, faça-me o favor de deixar minhas russinhas em paz, para o seu próprio bem, déspota do gabinete.

VICIADOS EM CAFÉ disse...

Respeite e tema os déspotas!
Principalmente os do Gabinete!
Quantos às suas russas, pense nisso:
Elas são comunistas, logo, de todos!
passe bem!

Silvio Barreto de Almeida Castro disse...

Os soviéticos é que foram comunistas, os russos já existiam antes e voltaram a existir depois. Portanto, as russinhas são minhas assim como o Chelsea é do Abramovich.

VICIADOS EM CAFÉ disse...

Tovarish...

Silvio Barreto de Almeida Castro disse...

Spaciba, Tovarich, spaciba.

vladéfoda disse...

discordo apenas dos trajes femininos que são bem mais generosos no inverno

VICIADOS EM CAFÉ disse...

Não quis dizer o Sábio amigo que seriam mais generosos no VERÃO???
Mas o que elas nos mostram (quando indago sobre "elas", o Senhor bem entende que me refiro particularmente àquelas fêmeas de um determinada cidade que bem conhecemos...)?
Nos agridem com demonstrações apocalípticas de celulites, estrias, varizes, "derrieres" de assustar criancinhas...
Meu caro Memorioso, o inverno além de civilizatório, poupa nossas retinas do pior, do pior!!!
Abraços fortes e fraternos desse seu eterno dicípulo!

Silvio Barreto de Almeida Castro disse...

Endosso seu comentário, pois pior que ser uma porca gorda é ser uma porca gorda que se acha uma vitelinha. E no frio a sarna desaparece também, ou pelo menos fica escondida.

VICIADOS EM CAFÉ disse...

Ah!
Como me ufano dessa minha meia dúzia de leitores!

Rosy disse...

Bom entre tapas e beijos de vcs, vim aqui pra postar, que esse texto sobre o fim do verão foi escrito pra mim ou por mim kkkk, escreve tudo que penso e sinto.. amo o frio.. Parabéns!

solaris disse...

Sério que mãos suadas é coisa de cardíaco??? Vixi**